Como escrever sua lista de convidados!


1 - Leve os convites para subscrição na calígrafa 60 dias antes do casamento. Passe para a calígrafa a lista de convidados escrita, de preferência, no computador.

2. Os convites devem ser entregues aos convidados até 1 mês antes do casamento.

3 - A Calígrafa não conhece seus convidados, sua função é subscrever os nomes da lista para os envelopes, portanto, a lista deverá ser entregue da maneira como será escrita nos convites. 

4 - A caligrafia será feita com bico de pena, não pode ser apagada. Não se esqueça de acrescentar envelopes a mais para eventuais erros.

5- Não existe uma maneira certa ou errada de se referir aos convidados, já que se trata de algo pessoal, mas seguem aqui algumas dicas:

· Tratamento Formal: use sempre nomes completos (sem apelidos e abreviações). Pronomes de tratamento (Sr., Sra.) devem ser utilizados de forma abreviada.
· Tratamento Informal: Use o primeiro nome. 
· PAIS: “Aos meus queridos pais José e Suely”
· IRMÃOS: “Ao querido irmão Miguel” ou nome completo (extensivo à esposa e/ou família)
· PADRINHOS: Sr. Fernando Garcia e Família“ ou ”Sr. Fernando Garcia e Sra.”
· Os padrinhos são pessoas próximas, amigos íntimos, portanto podem ter um tratamento mais informal: “Aos padrinhos Fernando e Deise”.
· CASAL com filhos solteiros: Sr. + nome do homem e Família (se houver avós, sobrinhos morando na mesma residência, todos estarão convidados). 
· CASAL sem filhos: Sr. Marcelo Mattos e Sra. Ou Sr. e Sra. + nome do completo do homem.
· CASAL com filhos casados: convites separados
· NAMORADOS: quando ambos são amigos, um convite para cada um, com nome completo ou um convite para ambos, com o primeiro nome.
· NAMORADOS: Mayara e Gustavo. O nome que começa é o da pessoa que os noivos conhecem.
· CONVIDADO JOVEM: nome completo, sem Sr., Sra., Srta. ou primeiro nome (mais informal)
· EMPRESA: Aos funcionários do setor; Aos funcionários da empresa (nome da empresa); Aos amigos da empresa (nome da empresa); Aos colegas.
· Dr. ou Dra.: quando for algo profissional. No caso pessoal não utilizar, pois a pessoa está sendo convidada como um amigo(a) ou parente e não como profissional.